quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Afinal.... O que é um Organizador Profissional?

 
Imagem: http://rgpersonalorganizer.blogspot.com/

Por Katlyn B.L.

A correria do dia a dia torna-se cada vez maior, o tempo passa muito depressa e as atividades que devemos executar diária, semanal ou mensalmente parecem cada vez menos possíveis.

Ainda no nosso caso, mulheres, temos que dividir nosso tempo entre o emprego, afazeres domésticos, cursos (graduação, pós-graduação, etc.), filhos, marido, estética (afinal, somos vaidosas), etc.

Com tantas tarefas a serem realizadas e pouco tempo disponível, as pessoas acabam realizando aquelas consideradas mais urgentes, deixando para trás outras que aparentemente são menos importantes. Ficar sem cozinhar, lavar, passar e limpar é algo considerado impossível para a maioria das pessoas. Mas, ficar sem organizar o guarda-roupas, os documentos pessoais e da casa, ou os arquivos do computador é por muitos permitido e até mesmo esquecido. Mas este esquecimento dura até o momento em que precisamos de algo que está “entulhado” no meio de toda a bagunça.

Regra geral: Um local que hoje está “um pouquinho” bagunçado, amanhã ficará um pouquinho mais, e daqui a algum tempo estará extremamente bagunçado. A bagunça parece ter vida própria, começa pequena, e vai crescendo...crescendo, quando se percebe já tomou conta de todos os locais, cantos e armários da casa ou da empresa.

Quem já não passou por essa situação? Um belo dia recebemos uma cartinha da faculdade, ou do cartão de crédito dizendo em doces palavras: “Favor regularizar as mensalidades/ faturas atrasadas”. O primeiro pensamento é que aquilo é um absurdo, é claro que você pagou aquela conta! Um erro deste tipo pode ocorrer em qualquer empresa, para isso existe o comprovante de pagamento. O procedimento a ser seguido é simples: basta pegar o “danado” do comprovante e levar no banco ou na faculdade para assegurar-lhes que o pagamento foi feito e assim o erro é reparado. Simples?? Para muitas pessoas não! Este pequeno engano pode significar para uma pessoa desorganizada, dias e dias revirando papéis antigos, procurando no meio de livros e cadernos de receita o tal comprovante e, na maior parte dos casos, a busca é inútil e o papel não é encontrado. Resultado: pagar novamente a conta.

Já foi o tempo em que organização era artigo de luxo nas casas e empresas, hoje em dia é necessidade e sobrevivência. Quem gosta de chegar em casa cansado depois de um dia de trabalho e encontrá-la toda bagunçada, com roupas e papéis espalhados por toda parte?

Um ambiente bagunçado, torna-se também desarmonioso. Nosso cérebro tende a ficar mais lento e nosso descanso tende a ser desconfortável em nosso trabalho ou nossa casa casa se a bagunça for elemento presente.

Poucas pessoas são organizadas por natureza, a maior parte não se incomoda com uma pequena bagunça e nem percebe o quanto ela se tornou grande. Quando a desorganização começa a atrapalhar a rotina, normalmente é quando a situação está perto do caos!

Com a bagunça instalada, muitas pessoas não tem tempo para reverter o processo, não sabem como fazê-lo efetivamente ou não gostam de “mexer” com arrumação. É nesse ponto que os Organizadores Profissionais começam a atuar. Pessoas que precisam do ambiente de trabalho ou doméstico em ordem mas não querem ou não podem fazer tudo pessoalmente contratam este tipo de profissionais.

Os Organizadores Profissionais são pessoas que através de técnicas e métodos organizam os mais diversos ambientes, deixando tudo adaptado funcionalmente, de acordo com as necessidades de cada cliente.

Cada profissional atua de uma forma e adotam os métodos que lhe parecem mais eficientes. No meu caso, o trabalho de Organizador Profissional dá início quando um novo cliente solicita uma visita, esta é agendada e realizada pessoalmente no local onde o processo será realizado. Na visita é realizado um diagnóstico físico junto com o levantamento das necessidades do cliente. Feito isso o projeto é elaborado e enviado para aprovação do cliente. Combinado o valor e o tempo de execução, o Organizador Profissional começa seu trabalho. Depois de concluído, o projeto deve ainda passar por manutenções periódicas, onde o cliente é treinado a manter a ordem estabelecida e não deixar que tudo volte a ser desorganizado.

E você também é um Organizador Profissional? Tem alguma idéia ou conceito a nos acrescentar?

Ou é alguém que precisa da ajuda de Organizador Profissional? Tem dúvidas?

Entrem em contato!

Um comentário:

  1. Oi, Katlyn!

    Muito bom este post, explica muito bem a desorganização, a importância de se organizar e o trabalho do personal organizer.

    Parabéns!
    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir